Tabu e Pressão
Editorial
Todos os dias deparamo-nos, direta ou indiretamente, com situações de pressão, seja por que motivo for ou em que contexto.
Inês Malhado, João Valadares
Quem é que nos incutiu, enquanto sociedade, que mudar de vida, quando esta se afigura estável, é prejudicial? Que o trabalho sexual não é tão digno como outro qualquer? Que a vida de um padre se limita apenas aos rituais religiosos? Que todas as experiências de migração seguem um padrão? Que ser influencer acarreta apenas regalias e privilégios?
Desde tenra idade que somos pressionados a moldar os nossos comportamentos e a essência do nosso âmago, almejando obedecer, ainda que, por vezes, inconscientemente, às normas que a sociedade nos impõe. Acabamos sempre por ceder, de uma forma ou outra, a esta força que, apesar de incorpórea, sabemos que existe. Que é omnipresente, fazendo-se sentir. Que, não se manifestando semelhantemente no quotidiano de todos, nos controla. É a pressão, que foi perpetuando tabus latentes na sociedade.
Esta revista digital, cujo tema é a pressão, acolhe as respostas à panóplia de questões aqui formuladas. Estas respostas vêm em forma de histórias de quem decidiu lidar com a pressão e desenvolver as suas próprias cosmovisões. São histórias que remetem para a mudança na individualidade, mas que podem ser um mote para a mudança coletiva. Por isso, esta revista é para todos e esperamos que o leitor, após o fim da leitura – e sem o querer pressionar -, não seja já o mesmo que a iniciou.